Páginas

sexta-feira, 2 de março de 2012

Aula de algoritmos - Pegadinha de hanooooi

Abaixo o que eu consegui escrever da aula de algoritmos e programação, fico devendo as tabelas da torre de hanoi, se alguém quiser mandar... ou daqui a pouco eu digitalizo...

Um algoritmo e uma sequencia finita de instrucoes bem definidas e nao ambiguas,cada uma das quais pode ser executada mecanicamente nim periodo de tempo finito e com uma quantidade de esforco finito.

O conceito de algoritmo e frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinaria, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos(fazer iterações) ou necessitar de decisoes( tais como comparações ou logica) até que a tarefa seja complementada. Um algoritmo corretamente executado não ira resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema.
Um algoritmo não representa, necessariamente,  um programa de computador[3], e sim os passos necessários para realizar uma tarefa. Sua implementação pode ser feita por um computador,  por outro tipo de automato ou mesmo por um ser humano.Diferentes tipos de algoritmo podem realizar a mesma tarefa usando um conjunto diferenciado de instrucoes em mais ou menos tempo,  espaco ou esforco do que outros.  Tal diferenca pode ser reflexo da complexidade computacional aplicada, que depende de estruturas de dados adequadas ao algoritmo. Por exemplo,  um algoritmo para se vestir pode especificar que voce vista primeiro a cueca antesda calca.

O conceito de um algoritmo foi formalizado em 1936 pela maquina de turing de Alan Turing e pelo calculo lambda de Alonso Church, que formaram as primeiras fundações da Ciencia da computação.

Exercícios:
Um senhor,  infelizmente bastante gordo, esta numa das margens de um rio com uma raposa, uma duzia de galinhas e um saco de milho. O senhor pretende atravessar o rio com suas cargas num barco que,  infelizmente,  so comporta oSenhor e uma das cargas, ou a raposa ou as doze galinhas ou o saco de milho. Evidentemente,  o senhor nao pode deixar em uma das margens, sozinhos,  a raposa e a galinha, nem a galinha e o milho. A questao é escrever uma sequencia de instrucoes que oriente o senhor a realizar o seu intento.

1. Senhor pega a galinha e a atravessa para o lado B.
2.Senhor deixa a galinha e volta sozinho.
3. Senhor pega a raposa no lado A e a atravessa para o lado B.
4. O senhor pega a galinha do lado B e volta para o lado A.
5. Deixa a galinha e pega o milho. Atravessa o milho ao lado B, deixa o milho
6. Senhor volta sozinho
7. O senhor pega a galinha e a atravessa ao lado B.


 Três senhoras - dona Branca, dona Rosa e dona Violeta – passeavam pelo parque quando dona Rosa disse: – Não é curioso que estejamos usando vestidos de cores branca, rosa e violeta, embora nenhuma de nós esteja usando um vestido de cor igual ao seu próprio nome? -Uma simples coincidência – respondeu a senhora com o vestido violeta. Qual a cor do vestido de cada senhora?

Dona Branca usa vestido rosa, Dona Rosa usa vestido violeta e a Dona Violeta usa vestido branco

Este exercício é para entregar em duplas...

Num torneio de atletismo,  Barnabe, Gumercind o e Teodoro participaram das provas de 100 metros rasos, salto em distancia e arremesso de dardo.
Cada um deles conseguiu um primeiro lugar, um segundo lugar e um terceiro. Descubra o que cada um conqustou sabendo que:
a. Gumercindo venceu barnabe nosalto em distancia.
B.Teodoro chegou atras de Gumercindo no arremesso de dardo.
C.Barnabe nao chegou em primeiro nos 100 metros rasos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário